1. Elementos intervenientes | 1.1. Um delegado; 1.2. Um árbitro; 1.3. Dois Jogadores (conforme a competição), equipados de acordo com o estipulado pela FPB e munidos de um taco sem movimento próprio; 1.4. Uma mesa de bilhar com dimensões e outras características homologadas onde importa destacar que apenas a superfície de jogo, as tabelas normalmente forradas a tecido e as bolsas constituem zona de jogo; 1.5. Um jogo de bolas homologadas. | |
2. Marcações numa mesa de Bilhar | ![]() 2. Ponto central da linha de saída 3. Linha de saída ou partida 4. Ponto central da mesa 5. Marcação do triângulo 6. Marca de fundo 7. Linha longitudinal ou de fundo | |
Regras Comuns | ||
1.1. A tacada de abertura é disputada por tiragem à tabela. O árbitro coloca duas bolas sobre a linha de partida e estas são tacadas pelos jogadores simultaneamente sobre a tabela de topo; o jogador cuja bola se detenha mais perto da tabela de saída ganha o direito de saída, direito que pode ceder ao adversário e este não pode recusar. 1.2. Se no trajecto as bolas se tocarem ou se detiverem a igual distância da tabela de saída, o árbitro faz repetir a tiragem. 1.3. Na tiragem à tabela se uma bola for embolsada, o adversário ganha o direito de saída; no caso das duas bolas serem embolsadas é repetida a tiragem à tabela. | ||
2.1. As bolas de cor são colocadas pelo árbitro em conformidade com as "Regras Específicas" de cada especialidade. A colocação da bola branca fica ao critério do jogador que sai, mas sempre atrás da linha de partida. | ||
3. Inicio do jogo | 3.1. O jogo inicia-se logo que a bola branca ultrapassa a linha de partida. | |
4. Tacada legal | 4.1. Para que uma tacada seja considerada legal, e desde que não haja "Regras Específicas" em contrário terá que obedecer ao seguinte: a) a tacada tem que ser feita com a sola do taco; b) a bola branca tem que contactar a bola colorida e, após o contacto, pelo menos quatro (três na especialidade 14.1) bolas têm que tocar a tabela ou uma bola colorida ser embolsada. 4.2. A não observância das situações referidas no numero anterior é considerada falta de saída. 4.3. Quando, numa tacada legal, uma bola colorida é embolsada, o jogador continua a jogada; se nenhuma bola for embolsada, a entrada termina e a mão é cedida ao adversário. | |
5. Faltas 5.1. São consideradas faltas:
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6. As penalidades decorrentes das faltas atrás descritas encontram-se definidas nas "Regras Específicas" de cada variante de Pool. | ||
7. Todas as bolas embolsadas em falta ou bola incorrectamente designada / embolsada serão recolocadas (ver "Regras Especificas"). 7.1. Ao ser recolocada a bola vai ocupar a marca de fundo (vértice do triângulo situado sobre a linha de fundo / longitudinal); 7.2. Se mais de uma bola tiver de ser recolocada, sê-lo-ão por ordem crescente de numeração, colocadas umas atrás das outras ao longo da linha longitudinal e da marca de fundo em direcção à tabela de fundo, de modo a que não toquem em qualquer outra bola. Somente no caso de a linha longitudinal estiver ocupada e inviabilizar a recolocação das bolas, estas serão recolocadas ao longo da mesma linha mas na direcção da marca do centro; igual procedimento será tomado se a bola branca estiver nessa linha. Nestes casos prevalecerá o critério do árbitro. | ||
8. Uma bola embolsada que ressalte e retorne para a área de jogo, não é considerada embolsada e ficará no sítio onde se imobilizar. | ||
9. Se uma ou mais bolas forem deslocadas da sua posição por interferência externa e esta tiver efeito na tacada, o árbitro reconstituirá a jogada, se possível, e o jogador repeti-la-à. Se essa interferência não teve efeito na tacada, o árbitro recolocará apenas as bolas que foram deslocadas e o jogador continuará a jogar. 9.1. Se uma bola estiver muito perto de uma bolsa e cair por interferência externa, o árbitro recolocá-la-à o mais próximo possível da sua posição anterior; 9.2. Se a posição original das bolas não poder ser constituída, o jogo terá de ser repetido. A bola de saída caberá ao jogador que tivera iniciado a partida assim anulada. | ||
10. Uma bola junto a uma bolsa que caia sozinha depois de estar parada pelo menos 5 segundos será recolocada o mais próximo possível da sua anterior posição e o jogo continuará. O jogador mantém a mão. | ||
11. Não é permitido aos jogadores colocar qualquer marca quer nas tabelas, quer no pano do bilhar. | ||
12. Jogadas de salto (fazer saltar a bola branca e a consequente perda de contacto com a superfície de jogo) em todas as especialidades é legal, desde que seja conseguida por meio de uma tacada com a elevação do punho do taco, tocando a bola branca no hemisfério superior, que, ao forçar a bola contra a mesa, a faça saltar. 12.1. Esta tacada é legal desde que utilizado o taco inteiro ou um do tipo Break Jump; não é permitido a execução do salto só com a haste do taco. | ||
13. Não é permitida a utilização de pó de talco. | ||
14. Bola colada não é considerada "bola dada"; para ser considerada "dada" esta terá que se mover. | ||
15. Os intervalos nas partidas podem ser solicitados por qualquer dos jogadores desde que esteja decorrido metade ou mais do set, ou seja, num set à melhor de 15 por exemplo, (7-1 / 6-2 / 5-3 ou 4-4), a soma das partidas efectuadas por ambos os jogadores for igual ou maior que 8). | ||
16. Os jogadores devem manter uma atitude correcta e leal a abster-se de qualquer gesto que perturbe o adversário, nomeadamente; gesticular, falar com o público, manter-se de pé, etc. | ||
17. O director da competição tem plenos poderes de desclassificar qualquer jogador participante da mesma e consequentemente anular o direito ao prémio por conduta antidesportiva, ou pela execução de práticas prejudiciais à competição. | ||
Pool Bola 9 (Nine Ball) | ||
1. A modalidade de Pool Bola 9 é jogada com a bola branca e nove bolas coloridas numeradas de 1 a 9. | ||
2. A ordem de começo ou saída da partida / set é determinada por tiragem à tabela, conforme o artº 1º das Regras Comuns. 2.1. Nas partidas / sets subsequentes a saída é alternada. 2.1.1. Por opção da organização - que tem de ser anunciada antes do inicio da prova - a saída nas partidas subsequentes pode pertencer sempre ao jogador que vencer a partida anterior. | ||
3. A tacada de abertura é feita com a bola branca atrás da linha de partida (artº 2º das Regras Comuns). 3.1 A saída é considerada válida quando atacada a bola 1 e uma ou mais bolas são embolsadas ou pelo menos 4 bolas tocam a tabela. 3.1.1. A não observação destas condições constitui falta, tendo o adversário "Bola Branca na Mão". 3.2. Embolsar a bola branca na tacada de abertura constitui falta "Bola Branca na Mão" e o adversário coloca a bola branca onde quiser na superfície do jogo. 3.3. Se a Bola 9 for embolsada em falta, esta é recolocada na marca de fundo, vértice superior do losango e a mão é concedida ao adversário com "Bola Branca na Mão". | ||
4. O jogador que executa uma saída válida tem o direito de utilizar a voz de "PUSH OUT". Esta é a única ocasião em todo o jogo que o "PUSH OUT" é permitido. 4.1. A decisão de utilizar o "PUSH OUT" tem que ser anunciada pelo jogador em voz alta, sob pena de cometer falta. 4.2. Na situação de "PUSH OUT" o jogador pode tocar a bola branca em qualquer direcção sem mesmo necessitar tocar uma outra bola ou a tabela, mas se o fizer o "PUSH OUT" continua válido. 4.3. Após um "PUSH OUT" válido, o adversário pode optar: a) jogar da posição resultante; b) passar, devolvendo a tacada ao jogador que utilizou o "PUSH OUT". | ||
5. Para que uma tacada seja considerada legal, o jogador tem de jogar sempre sobre a bola de ordem (bola de numeração mais baixa em jogo), e como consequência, uma bola seja embolsada, ou tocar pelo menos uma tabela, qualquer bola. O não cumprimento desta norma constitui falta. 5.1. O jogador mantém a mão sempre que uma bola é introduzida numa tacada legal. 5.2. Nem a bola nem a bolsa carecem de ser anunciadas. | ||
6. Nenhuma bola embolsada em tacada faltosa ou que salte da mesa é recolocada, havendo excepção apenas para a bola 9. | ||
7. Se uma bola saltar da mesa ou qualquer outra falta cometida pelo jogador, seja na tacada de abertura ou em qualquer outra, adversário terá sempre "Bola Branca na Mão". 7.1. Com "Bola Branca na Mão", o jogador pode colocar a bola em qualquer lugar da mesa e tacar na direcção que pretender. | ||
8. Um jogador que cometa três faltas consecutivas numa partida / set, perde esse mesmo jogo. | ||
9. O jogador que, numa tacada legal, e depois de ter introduzido todas as bolas coloridas ou não, embolsar a bola 9, ganha o jogo. | ||
Pool Bola 8 (Eight Ball) | ||
1. A modalidade de Pool Bola 8 é jogada com uma bola branca e 15 bolas coloridas. 1.1. As bolas coloridas são numeradas da seguinte forma: a) de 1 a 8, as de cor lisa; b) de 9 a 15, as de cores listadas. | ||
1.2. As Bolas coloridas são colocadas no triângulo (artº 2º das Regras Comuns) com uma bola na marca de fundo e a bola 8 no centro e nos dois vértices, uma bola listada e uma bola lisa. As restantes bolas serão colocadas de forma aleatória. | ||
2. A ordem de começo / saída da partida / set é determinada por tiragem à tabela, conforme o artº 1º das Regras Comuns. 2.1 Nas partidas / sets subsequentes a saída é alternada. 2.1.1. Por opção da organização - que tem de ser anunciada antes do inicio da prova - a saída nas partidas subsequentes pode pertencer sempre ao jogador que vencer a partida anterior. | ||
3. A tacada de abertura é feita com a bola branca atrás da linha de partida art. 2º das Regras Comuns. 3.1. A saída é considerada válida quando é embolsada pelo menos uma bola colorida ou, no mínimo, 4 bolas tocam a tabela. 3.1.1. A não observância destas condições constitui falta, que permite ao adversário optar por: a) aceitar a posição das bolas e iniciar a tacada; b) iniciar a tacada colocando a bola branca atrás da linha de saída e jogar às bolas que estão além dessa linha; c) executar nova abertura. 3.2. Embolsar a bola branca na tacada de abertura constitui falta de saída. Neste caso a mão passa ao adversário sendo a bola branca colocada atrás da linha de saída, em qualquer posição, só podendo serem tacadas as bolas que estão para além dessa linha. 3.3. Se a bola 8 for embolsada na tacada de abertura (ou saídas subsequentes), esta é recolocada (art. 7º das Regras Comuns) na marca de fundo e o jogador continua com a mão. | ||
4. Após uma tacada de abertura legal é considerada a situação de "Mesa Aberta", o que significa que ainda não há grupos de bolas escolhidos. 4.1. Ao introduzir uma bola na bolsa anunciada, numa tacada legal, o jogador determina qual o grupo de bolas que a irá jogar. 4.2. A saída da mesa da bola 8 ou embolsada na situação de "Mesa Aberta" origina a perda da partida para o jogador. | ||
5. Em cada entrada o jogador tem de atingir em primeiro lugar as bolas do seu grupo e/ou embolsá-la ou fazer com que a bola branca ou qualquer das bolas coloridas toque uma tabela. O não cumprimento desta norma é considerado falta. 5.1. O jogador mantém a mão sempre que embolsa bolas do seu grupo, numa tacada legal. 5.1.1. Se o jogador não introduzir a bola designada na bolsa para ela dirigida, a mão passa para o adversário. | ||
6. Todos os golpes têm de ser anunciados. Apenas os lances óbvios dispensam esta formalidade. Só são considerados óbvios as bolas jogadas directamente a uma bolsa. 6.1 Fica ao critério do árbitro considerar que um jogador se "esqueceu" de anunciar a bola e/ou a bolsa com o propósito de fazer passar a mão sem cometer falta. Se assim acontecer, o árbitro obriga o jogador a continuar com a mão. 6.2. Tanto o árbitro como o adversário (através do árbitro) podem questionar qual a bola e a bolsa que o jogador se propõe tacar. Este é obrigado a responder e se não o fizer é considerado falta. 6.3. Golpes combinados e de carambola são permitidos desde que o jogador atinja em primeiro lugar uma bola do seu grupo. Estes golpes têm de ser previamente anunciados (ou seja, a bola e a bolsa visadas), caso contrário faz passar a mão. | ||
7. A saída de uma ou mais bolas da superfície do jogo implica a situação de "Bola Branca na Mão" para o adversário, não sendo recolocadas na mesa. | ||
8. Todas as bolas embolsadas em falta ou incorrectamente designadas / embolsadas não serão recolocadas passando a mão ao adversário. | ||
9. Uma bola embolsada que ressalta para a superfície de jogo não é considerada embolsada e ficará no sítio onde se imobilizar. | ||
10. Após cometer qualquer falta, nomeadamente as referidas no art. 5º das Regras Comuns), o adversário tem direito a "Bola Branca na Mão". 10.1. "Bola Branca na Mão" significa que o adversário pode colocar a bola branca em qualquer posição, na superfície do jogo, e tacar em qualquer direcção. a) se a falta for cometida na tacada de abertura, a bola branca terá de ser colocada atrás da linha de partida e a tacada será dirigida sobre uma bola que se encontre à frente dessa linha; b) se todas as bolas estiverem aquém da linha de partida, o árbitro colocará a bola que esteja mais perto dessa linha na marca central da mesa. | ||
11. O jogador que, numa tacada legal, e depois de embolsadas todas as bolas do seu grupo, introduzir a bola 8 na bolsa designada vence o jogo. | ||
12. O jogador perde o jogo: a) quando introduzir a bola 8 em falta; b) a bola 8 é introduzida juntamente com a última bola do seu grupo; c) embolsar a bola 8 em bolsa diferente da designada; d) embolsar a bola 8 sem ter terminado o seu grupo (excepto art. 3.3); e) se na opinião do árbitro, jogar deliberadamente sobre uma bola do grupo do adversário; se o árbitro entender que o golpe não foi deliberado, pode considerar apenas falta "Bola Branca na Mão" para o adversário. | ||
Pool 14.1 (Straight Pool) | ||
1. O jogo 14.1 joga-se com as 15 bolas de cor e a branca. As bolas são colocadas no triângulo de forma aleatória. Cada bola anunciada e embolsada numa tacada legal vale um ponto. | ||
2. Abertura 2.1. Iniciará a partida o jogador que tem o direito de saída (art. 1º das Regras Comuns); 2.2. O jogador que abre o jogo, coloca a branca na área de saída, tendo duas possibilidades de iniciar o jogo: a) o jogador ataca o triângulo fazendo com que pelo menos 2 bolas coloridas e a bola branca toquem a tabela; b) o jogador anuncia uma bola de cor e a respectiva bolsa; se conseguir o seu objectivo, continua com a mão. | ||
3. Faltas na saída 3.1. Quanto ao art. 2.2. a), se o jogador não cumprir é falta. Neste caso sofre uma penalidade de 2 pontos negativos. a) o adversário terá de jogar conforme o jogo estiver; 3.2. Quanto ao art. 2.2 b), se o jogador não conseguir o seu objectivo, o adversário ganha a mão (não é penalizado em 2 pontos, desde cumpra art. 2.2. a); 3.3. Se a bola branca saltar da mesa ou for embolsada o jogador será penalizado com 1 ponto negativo. Este tipo de falta conta para as três faltas consecutivas de "15 pontos negativos"; exemplo: na primeira falta 2 pontos negativos, na segunda 1 ponto e na terceira falta 15 pontos, embora o árbitro anule os pontos da 1ª e 2ª falta sendo penalizado só com os 15 pontos). | ||
4. Jogo 4.1. Quanto à pontuação, o jogador obtém um ponto por cada bola correctamente embolsada; no caso de embolsar a bola anunciada e mais outra(s) bola(s), todas estas pontuam 1 ponto. 4.2. As bolas embolsadas incorrectamente ou que saltem da mesa serão recolocadas conforme art. 7º das Regras Comuns e cede a mão ao adversário. 4.3. Enquanto o jogador embolsar correctamente numa tacada legal a bola anunciada, continua com a mão; combinações e jogadas de carambola são permitidas desde que anunciadas. 4.4. Vence o jogador que em primeiro lugar atingir o número de pontos pré-determinado antes do jogo. 4.5. O 14.1 é um jogo no qual se deve anunciar a bola e a respectiva bolsa; as bolas óbvias dispensam o anúncio, mas o adversário ou o árbitro podem em caso de dúvida exigir o anúncio. | ||
5. Penalização de 1 ponto 5.1. São consideradas faltas as seguintes situações:
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6. Desenvolvimento do jogo 6.1. O jogador embolsa 14 bolas e a 15ª fica em cima da mesa; as outras 14 bolas serão recolocadas no triângulo e a posição correspondente ao vértice do triângulo (sobre a marca de fundo) fica livre. 6.2. O jogador não fica obrigado a jogar à bola isolada que deixou em cima da mesa. 6.3. O jogador continua o jogo até que falte uma bola, cometa uma falta ou atinja os pontos do set. 6.4. No caso do jogador embolsar a 14ª e a 15ª bolas em simultâneo, o triângulo será recolocado com as 15 bolas, continuando o jogador com a mão e a bola branca no lugar onde se imobilizou. | ||
7. Impedimentos à recolocação do triângulo Consideram-se impedimento quando o triângulo não pode ser colocado na marca da mesa. 7.1 Impedimentos com bola de cor a) se a 15ª bola estiver a impedir a colocação do triângulo, esta será colocada no ponto central da mesa; no caso deste ponto estar ocupado pela bola branca, a bola de cor será colocada no ponto central da linha de saída; b) se a 15ª bola estiver no ponto do vértice do triângulo (sobre a marca de fundo), esta será colocada juntamente com as 14 bolas no triângulo; c) aquando da recolocação do triângulo, se a 15ª bola não impedir a recolocação do triângulo mas, por distracção, esta for tirada ou deslocada, será colocada atrás do triângulo sobre a linha de fundo, continuando o jogador com a mão. 7.2. Impedimento com a bola de cor e a branca a) se estas duas bolas impedirem a recolocação do triângulo, a 15ª bola será, juntamente com as outras 14 bolas, colocadas no triângulo passando a branca a ser colocada aquém da linha de partida em qualquer ponto. 7.3. Impedimentos com a branca a) se a 15ª bola estiver além da linha de partida, a branca será colocada aquém dessa linha e em qualquer ponto; b) se a 15ª bola estiver aquém da linha de partida, a bola branca será colocada no ponto central dessa linha, podendo, no caso do ponto central da linha estar ocupado pela 15ª bola, ser colocada no ponto central da mesa. |
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quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Pool - Regras
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